ESTUDOS

DETALHES DO REINO MILENAR MESSIÂNICO



DETALHES DO REINO MILENAR MESSIÂNICO


LEITURA RESPONSIVA:
Isaías 65:17-25


VERSO ÁUREO: “Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9:7)


INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Finalmente chegou a tão almejada paz, Jerusalém goza de segurança e de lá o Senhor ordena a benção (Salmo 133:3). Conforme predito, a Casa de Jacó tem seu Rei, o trono de Davi ocupado e o Reino não tem mais fim. A mensagem do anho a Maria encontrou seu pleno cumprimento: “Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altissímo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim.” (Lucas 1:31-33).

RECAPITULAÇÃO

Morada nos Céus não vem dos profetas nem dos apóstolos ....................... João 13:36
Jesus vai se assentar no trono de Davi, em Jerusalém ................ Mat. 25:31; Atos 2:30
Sob o governo de Cristo, os inimigos serão subjugados ........................ I Cor. 15:24-28
Jerusalém terrena será a capital do Reino Milenar ................... Isaías 2:3; Miquéias 4:2

QUESTIONÁRIO

1. Que sucederá todas as nações que se levantarem contra Israel? Restarão sobreviventes da catástrofe final?

Serão destruídas, todavia restarão sobreviventes os quais tais terá início o Milênio (Isaías 24:6; Ezeq. 36:36). O restante das nações (que se posicionou contra Jerusalém) deixará de ser ímpio e servirá ao Senhor, cumprindo-se assim muitos Salmos que proclamam um tempo em que todos os povos O adorarão (Zac. 14:16). Será regido com vara de ferro pelo Senhor Jesus e seus santos pois, uma vez aprisionado o príncipe das trevas e suas hostes, o pecado desaparecerá, dando lugar ao desenvolvimento de nações que servirão ao Senhor.

2. Por que não haverá uma extinção total de homens e animais, no Armagedom?
 

Deus não criou a Terra para que fosse vazia (Isaías 45:18) nem para seu lugar de habitação dos ímpios (Mat. 13:37; 15:51). Com o dilúvio e a grande arca de Noé Deus puniu seus habitantes sem todavia extinguir a criação (II Ped. 2:5). Fez uma promessa de não mais ferir todo o vivente (Gên. 8:21). Se na vinda de Jesus tudo fosse destruído, então esta palavra seria descumprida e não haveriam homens e animais no Milênio (Isaías 11:6-9). Deus preserva homens e animais (Salmo 36:6).

3. Como será a convivência entre os humanos e os animais ferozes no milênio? 

Isaías nos fala que homens e animais, no Reino Milenar Messiânico, habitação em paz (Isaías 11:6-9; 66:25). No princípio, na ausência do pecado, também havia paz com os animais. O profeta ainda menciona uma criança de peito mexendo na toca da serpente e um menino guiando animais selvagens, mas afirma que nenhum mal farão no santo monte do Senhor.
4. Que papel exercerão as aves de rapina e os judeus, finda a grande batalha?
As aves de rapina e os judeus, cuidarão da limpeza da Terra, após a catástrofe que abaterá às nações (Apoc. 19:17,18; Ezeq. 39:4,9-15).

5. Teríamos como saber algo respeito ao crescimento populacional e a longevidade do homem no Reino Milenar? Existirá a morte nesta era? Haverá evolução cultural nesta época?

“Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.” (Salmo 22:31). “...e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face.” (Salmo 22:27). Deus permitiu que houvessem sobreviventes das nações para que estas crescessem e fossem preservadas para servi-lo. Deus quer a Terra com diferentes povos, pois dEle são as nações (Salmo 82:8). No Milênio existirão crianças e estas não morrerão de poucos dias; com cem anos o homem é jovem e, como no primeiro milênio, neste também pode-se-á viver mil anos (Isaías 11:6-8; 65:20; Gên. 5:27). Se alguém, no entanto pecar, morrerá. O reino será próspero pois a Terra se encherá do conhecimento do Senhor (Isaías 11:9; 2:4; Hab. 2:13,14).

6. Quem são os participantes das nações que irão, no fim do Milênio, atacar a cidade amada e o arraial dos santos? Que cidade é esta: Jerusalém terrena ou celestial?

No fim dos mil anos a Terra estará cheia de habitantes que tiveram o privilégio de viver uma era prosperidade, justiça e paz, pois viveram num reino teocrático sob o governo justo do Messias. Estes, no entanto, terão que ser submetidas a prova, quando for solto o inimigo. Os que aderiram ao maligno, participarão de um sítio contra a capital de Jerusalém, mas serão consumidos pelo fogo vindo do céu (Apoc. 20:7-9). A cidade amada aqui mencionada não é a Jerusalém Celestial (está só desce depois de vencidos todos os inimigos e a renovação total do Planeta) e os rebeldes não são os ímpios ressuscitados.

7. Vencidos todos os inimigos como será o planeta e que ocorrerá de especial?

A terra estará totalmente nova quando os inimigos estiverem derrotados. A morte é o último, pois tem que existir para dar fim aos demais. Uma vez extinta a morte, os participantes das nações que não deixaram seduzir pelo inimigo para atacar Jerusalém, automaticamente não morem mais e passam para o reino eterno como homens, mais imortais. Serão exatamente como seria Adão se não tivesse pecado e a Terra estará seguindo seu curso exatamente como Deus planejou. A Terra volta ao estado pleno de perfeição, com seus habitantes (homens e animais); tudo como era para ser se o pecado não tivesse interferido (Apoc. 20:14; 21:1-5, 24, 26).