ESTUDOS

DONS E BATISMO COM ESPÍRITO SANTO



DONS E BATISMO COM ESPÍRITO SANTO


LEITURA RESPONSIVA:
I Coríntios 12:1-11


VERSO ÁUREO: “Mas receberei a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)


OBJETIVO DA LIÇÃO

Esclarecer o motivo do recebimento do Espírito Santo por todos os que se tornam filhos de Deus, mediante o arrependimento e a remissão dos pecados. Somos testemunhas de Cristo e devemos anunciar com poder, firmeza e autoridade o Reino de Deus que em breve será instaurado aqui na Terra.

INTRODUÇÃO

Quem tem o Espírito Santo e a partir de quando? Tema de muitas controversas, pois existem diferentes opiniões. Uns acham que todas as pessoas, mesmo na idolatria, recebem o dom (caso dos carismáticos católicos), outros acham que é só quem fala ou já falou em línguas que tem o batismo e o Espírito ou selo da promessa. Será que pode alguém que dizer ter recebido o Espírito Santo, o dom de línguas ou profecias, seguir doutrinas pagãs e erradas por toda a vida ou até morrer no engano? É muito estranho que, nestes casos, o Espírito não tenha operado nenhuma transformação e a pessoa tenha permanecido indiferente diante da palavra e nada tenha aprendido. Será que o Espírito não está atuando.

ESTUDO SEMANAL

1º dia: João 14:17; Atos 5:32
Seg.: João 14:26; 16:13
Ter.: Gál. 5:16-22
Qua.: Joel 2:28; Atos 2:17
Qui.: I Cor. 14:26,32, 37-40
Sex.: I Cor. 12:11,30; 14:18-24

QUESTIONÁRIO

1. Desde quando o Espírito de Deus opera no homem e que faz?

João 16:8-11. Quando o pecador começa a se interessar pela Palavra e decide mudar de vida é o Espírito eu já está atuando em sua vida.

2. É correto, porque Deus está atuando na vida de alguém, dizermos que está pessoa tem o Espírito Santo?

Não. O Espírito só habita na pessoa quando está alcança remissão de pecados e passa a servir a Deus (Atos 2:38; 5:32)

3. Antes do Pentecostes, a quem era dado o Espírito Santo? Que importante mudanças ocorreu na era da Igreja?

Aos líderes do povo e principalmente aos profetas. Estes últimos eram porta-vozes exclusivo de Deus (Heb. 1:1). A partir de Pentecostes o Espírito passou a ser concedido a toda a carne, isto é, a todos os que serviam a Deus (Joel 2:28; Atos 2:17). Este «toda carne», não se aplica aos que não servem a Deus, pois estando na carne não pode neles habitar (João 14:17; Atos 5:32; Rom. 8:1,9,13). Hoje, falar da Palavra não é algo restrito aos profetas, mas todos os membros da Igreja devem profetizar ou pregar a mensagem (Atos 8:4; Apoc. 10:11).

4. Com distinguir alguém que realmente é batizado ou tem o dom do Espírito Santo?

a) Pelo fruto (Gál. 5:16-22); b) Pela humildade ao receber a Palavra (Atos 17:11 e 18:24-26); c) Pela evolução no conhecimento: João 14:26 e 16:13. Desconfie dos que dizem ter o Espírito, mas não evoluem espiritualmente.

5. Só é batizado ou selado com o Espírito Santo quem fala línguas?

De modo nenhum. Paulo fala em nove dons, entre os quais o de línguas. Ao receber a imposição de mãos após o batismo o crente pode falar em línguas ou profetizar, mas pode receber outro dom cuja manifestação não seja no momento. O selo do Espírito é o selo da redenção da salvação; está presente em todos os salvos, e nada tem a ver com dom de línguas (Efés 4:30; I Cor. 12:13).

6. É necessário que todos falem em línguas e tenham dons similares? É correto orar todos juntos ou falar todos em línguas ao mesmo tempo?

Certas denominações incentivam a que todos seus membros falem em línguas, alegando que os que não falam, não tem o Espírito, nem recebem o batismo. Os dons são destruídos na Igreja conforme a vontade de Deus e não é certo que todos tem que falar línguas, “que falem dois ou quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete.” Caso contrário, que “fale consigo mesmo e com Deus”. (I Cor. 14:26-28). Para orar ou profetizar a regra é a mesma. Uma após o outro para que a Igreja ouça, confiante com o «amém» e seja edificada (I Cor. 14:29-32). Lembrem-se que o homem espiritual pode se controlar e sabe respeitar a ordem e reverência no culto (I Cor. 14:26,32,37-40). Cremos no batismo com o Espírito Santo e em todos os dons. Cremos que a Igreja verdadeira é portadora de todos (I Cor. 1:7), todavia seu exercício deve ser com ordem e reverência.

7. Existem profetas líderes na era da Igreja, como no Antigo Pacto? Como conhecer alguém que verdadeiramente tenha o dom de profecia?

Diferentemente do Antigo Pacto, existem sim profetas na Igreja, mas sua função é de auxiliar e não de comandar (Atos 11:27,28; 13:1; 15:32: 21:9-11). Note que no A.T. havia sempre um profeta por vez, enquanto que na era da Igreja, haviam vários ao mesmo tempo e o Ministério da Palavra era dos apóstolos (Atos 6:2,4).
a) Auxilia o Ministério e a Igreja, esclarecendo acontecimentos.
b) Não se posiciona contra a Palavra de Deus e contra o Ministério.
c) Respeita as diretrizes da Igreja.

8. Devemos crer em todo o espírito? Corremos o risco, avaliando a operação espiritual nas seitas de nossos dias?

Somos orientados e examinar os espíritos, se são de Deus (I João 4:1,6). O padrão para isto é a Bíblia Sagrada. Os falsos profetas modernos apresentam algum fundamento bíblico ou algum vaticínio cumprido, todavia para afirmar, ganhar credibilidade e depois enganar. Temos que examiná-los por tudo que ensinam (Deut. 13:1-4; II Cor.; 11:13-15).